domingo, 29 de agosto de 2010

Gravidez ou Menopausa?

O dia da minha 1ª menstruação ficou gravada em minha memória, assim como ficará o último. Fiquei menstruada pela primeira vez quando eu tinha 12 anos, chegou de surpresa, sem pedir licença e foi embora sem dizer tchau.  Porém justamente no mês que a menstruação faltou pela 1ª vez, furamos a tabela "by accident". Quinze dias se passaram  e nada, decidimos então fazer um teste de gravidez. 
Meu telefone tocou por volta das 07h30min da manhã, pensei: aiiii vou ter que ir fazer o exame. Do outro lado da linha era meu namorado dizendo: E ai bom dia! Vamos fazer o exame? Respondi com voz de sonho, vamos né! Imaginem vocês eu aos 48 anos as portas dos 49, indo fazer exame de sangue betahcg, era demais para minha cabeça que a essa altura estava dando um nó, não sabia se estava entrando na menopausa ou estava grávida. No fundo não estava me sentindo grávida, meus seios estavam normais e isso já era um bom sinal, não estava enjoando, nem com fome excessiva, nem tão pouco sonolenta, mas fui assim mesmo para acabar logo com aquela agonia, tensa, pensativa e morrendo de medo, lá fui eu, chegando lá peguei minha senha e fiquei aguardando e pensando:  Deus não permita que eu esteja grávida prefiro mil vezes estar na menopausa, pois o que antes me assustava. Na atual circunstância era o melhor que poderia acontecer.  Fui chamada e para minha surpresa a técnica  que iria colher meu sangue estava grávida, seria isso um presságio. Pensei!!!  Sentei-me e com um sorrisinho amarelo disse para a menina, agora você  vê, eu aqui com essa idade fazendo teste de gravidez, não sei se estou grávida ou entrando na menopausa, então a técnica muito gentilmente me disse: Minha mãe me teve aos 46 anos, como se aquilo fosse me animar! E continuou dizendo a senhora tem filhos? E eu lhe respondi sim tenho dois, ela finalizou dizendo: Esse vai ser o raspinha de tacho! Que tacho? E eu lá queria saber de raspinha de tacho.
Apesar de adorar crianças, a idéia de ter um bebê me deixava em pânico. Passei o dia todo na casa de meu namorado, almoçamos e ficamos ansiosos para ver o resultado do exame pela internet.  Até que enfim peguei o resultado. Não estava grávida uffa que alívio!!! Porém nesse mesmo instante pensei: Então se eu não to grávida havia entrado na menopausa.
Foi  então  que o fantasma do efeito da menopausa começou a me assombrar, e comecei a fazer muitas perguntas para mim mesmo, minha libido iria diminuir? Não teria mais secreção vagina? Meus lábios maiores iriam ficar murchos? Meu cabelo mais fraco?  E minha pele ficaria seca, sem vida, ah não! Isso não! Sem falar na alteração de humor, sintomas emocionais, tais como ansiedade, depressão, fadiga, irritabilidade, perda de memória e insônia devido às alterações hormonais que afetam a química cerebral. Ah meu Deus!!!! E não parei por ai... Quando começaria a sentir os primeiros efeitos e sintomas da tão falada e assustadora menopausa, as ondas de calores chamadas de fogachos já haviam começado, se bem que o meus estavam mais para fogachinhos só durante a noite, meu corpo esquentava de dentro para fora, era uma sensação de quentura branda, sentia a quentura  nos meus ossos, músculos, vísceras, nervos, artérias, veias e pele e culminava com gotículas de suor... Meu corpo ficava revestido por uma película úmida.
Hoje três meses depois que entrei na menopausa nada mudou, com exceção dos fogachos que desapareceram como num passe de mágica, não estou fazendo nenhum tratando de reposição hormonal, porque quero que a natureza haja como tem que ser naturalmente, sei que natureza não é muito justa para nós mulheres, pois além de menstruarmos, termos TPM, ficarmos grávidas e  quando entramos na menopausa acontece uma série de coisas.
Acredito que é uma fase nova para as mulheres mas sempre vejo as coisas pelo seu lado positivo. Pois bem, agora finalmente deixamos de ser fabricas e passaremos a ser simplesmente parque de diversões. Pense nisso!!!
Bj

2 comentários:

  1. Boa tarde! estou c/ 46 anos e a última mesntruação só durou dois dias. Estou morrendo de medo de estar grávida, apesar de tomar o anticoncepcional religiosamente. Espero q seja mesmo o início da menopausa, rs. Vou aguardar a próxima menstruação pra ver o q irá acontecer. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ai meninas boa tarde entao menstruei no mes de setembro dia 01 e depois no dia 23 q neste dia viajava com meu noivo numa viagem de casal e tudo bem mas em novembro nao menstruei ainda fiz um teste de farmacia a dois dias e deu negativo mas estou morrendo de medo pois faco tratamento de uma depressao e tenho 50 anos e hj estive na minha psiquiatra e engordei 1 kg e ela perguntou se eu estava para mesntruar? eu disse q sim agora estou aqui aos prantos sem saber se estou gravida ou menopausa.

    ResponderExcluir